Frutas e sucos naturais são muito nutritivos e fontes de diversas vitaminas. Como resultado, é normal que pais e mães se perguntem sobre os benefícios de incluir esses alimentos na dieta dos bebês. Mas a Sociedade Brasileira de Pediatria, assim como a American Academy of Pediatrics, alertam para os riscos dessa decisão.
Apesar de saudável, o consumo de sucos naturais antes de o bebê completar um ano pode causar aumento desnecessário na ingestão de calorias - contribuindo para um quadro de obesidade infantil e prejudicando a saúde dos dentes, que ainda estão em formação.
Além disso, ao ser triturada e misturada com a água, a fruta perde boa parte das fibras, que são cruciais para equilibrar o nível de açúcar no sangue e evitar picos de glicemia.
Já as frutas in natura só são recomendadas para bebês acima dos seis meses. Antes disso, a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a alimentação exclusivamente pelo leite materno - e nem mesmo frutas são exceção.
Como introduzir frutas e sucos na dieta
Mesmo depois de alcançar a idade correta, é preciso cautela na introdução desses alimentos na rotina do bebê. Os famosos sucos de caixinhas não devem ser considerados, já que possuem apenas de 1% a 30% de fruta em sua composição.
Até o primeiro ano, devem ser preparadas apenas papinhas e, depois disso, é liberado (com moderação) o consumo em suco, triturando o alimento com a água, sem adicionar açúcar.
● Até 6 meses: alimentação exclusiva à base de leite materno
● Dos 6 meses ao primeiro ano: papinhas de frutas e vegetais
● De 1 a 2 anos: sucos naturais com limitação de 100 ml ao dia
● Dos 2 aos 6 anos: sucos naturais com limitação de 150 ml por dia
Escolhendo frutas para o bebê
Nenhuma fruta é contraindicada na alimentação do bebê quando chega a fase certa; todas são bem-vindas. Porém, na hora de escolher, a preferência deve ser pelos alimentos ricos em fibras - como a banana, repleta desse nutriente e de potássio.
Além disso, é preciso levar em consideração a facilidade de encontrar a fruta à venda: existem questões como regionalidade, custo e estação do ano, que não devem ser ignoradas na hora de optar pelo melhor ingrediente.
Veja, abaixo, receitas práticas de papinha e suco natural para as crianças que já podem receber frutas e sucos saudáveis e saborosos:
Papinha de mamão e banana
Ingredientes:
- ¼ da metade de uma mamão
- ⅓ de banana nanica
Preparo:
Amasse os dois ingredientes com um garfo até que não sobrem pedaços grandes. Depois, é só servir.
Suco de laranja-lima com maçã
Ingredientes:
- Suco puro de 2 laranjas-lima
- ⅕ de uma maçã sem sementes
Preparo:
Triture os dois alimentos até que tenha apenas o caldo e nenhum pedaço grande de maçã. Não utilize qualquer tipo de açúcar e adoçante.